Sejam Bem Vindos !

Entre e confira nossas novidades !

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ronco e Apneia do Sono – O dentista pode resolver esses problemas.




Entre dificuldades financeiras, estresse devido ao trabalho e problemas de saúde, um dos mais frequentes e que mais incomodam é o tal do ronco. O ruído que pode atingir cerca de 85 a 90 decibéis é capaz de atrapalhar o sono de qualquer ser humano que divida o mesmo ambiente e até mesmo em outros andares. Que o ronco incomoda isso é fato. Mas o que pouca gente ouve falar é que uma das soluções está no consultório de dentistas com especialidade em Distúrbios do Sono. Existem diversas formas de tratamento para combater esses transtornos respiratórios do sono e uma delas é o uso de aparelho bucal de avanço mandibular fabricado por dentistas especializados.

O Dr. Fausto Ito representa a segunda geração de dentistas que há 35 anos se dedicam exclusivamente ao tratamento do ronco, bruxismo e apneia do sono com aparelho bucal. “O aparelho que utilizamos é composto de duas placas de acrílico separadas que se encaixam nos dentes das arcadas superior e inferior. O objetivo é avançar levemente a mandíbula para evitar que a língua deslize em direção a garganta e obstrua a passagem de ar durante o sono”. A novidade é que o aparelho idealizado pelo Dr. Ito é composto de elásticos específicos que são responsáveis pelo avanço da mandíbula sem restringir nenhum movimento da boca durante o sono. Outra vantagem é que a própria pessoa pode regular a quantidade do avanço mandibular sem forçar os músculos do rosto e respeitando a sua própria necessidade.

Essas características tornam o nosso aparelho confortável e o fato de ser totalmente personalizado facilita a adaptação. O dispositivo é usado somente durante a noite e é indicado para ronco, bruxismo, apneia leve, moderada e casos de apneia grave quando a pessoa não se adapta ou rejeita o CPAP - máscara nasal. O tratamento com aparelho bucal é bem aceito pelas pessoas e fácil de transportar. Com o uso regular do dispositivo associado a algumas mudanças com relação à alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e atividade física, o ronco desaparece, os sintomas da apneia são eliminados e a pessoa volta a dormir e respirar adequadamente, ou seja, melhora a sua qualidade de sono e de vida.

“Ao longo desse tempo pudemos constatar que a abordagem de diferentes profissionais da área de saúde possibilita resultados rápidos e eficientes que refletem diretamente na satisfação do paciente quanto ao tratamento proposto. Em média aguardamos o tempo de 3 a 6 meses de acompanhamento clínico para solicitar a polissonografia de controle e comparar os resultados.” É o que afirma o Dr. Fausto Ito

PESQUISA

No último Congresso Brasileiro de Neurologia realizado na cidade do Rio de Janeiro, o Dr. Fausto Ito apresentou o trabalho com acompanhamento de 6 anos sobre os efeitos do Aparelho ITO de avanço mandibular dinâmico para tratamento dos distúrbios respiratórios do sono.

O objetivo do autor foi avaliar a eficácia do aparelho em pacientes que sofriam de roncopatia, sonolência excessiva e apneia obstrutiva do sono. Foram selecionados 36 adultos (20 homens e 16 mulheres) com média de idade de 53 anos. Os voluntários preencheram questionários de sonolência (Epworth), de volume do ronco (Stanford) e foram submetidos ao exame de polissonografia noturna antes e após o uso do aparelho bucal. A pesquisa que iniciou em 2004, teve seu projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Os resultados mostraram que o Aparelho ITO foi capaz de eliminar o ronco, normalizar os índices de apneia leve e moderada e reduzir de forma significativa a sonolência excessiva durante o dia após uso contínuo do aparelho bucal todas as noites. O exame de polissonografia noturna realizado num período médio de 6 meses comprovou a eficácia de 83% dos casos.

O aparelho também foi testado em pacientes com apneia grave que não se adaptaram à máscara nasal (CPAP) ou não obtiveram sucesso com as cirurgias de garganta. O dispositivo reduziu os índices de apneia pela metade em 92% dos casos com consequente melhora dos sintomas clínicos e da qualidade de vida dos voluntários.

Mais informações: www.itoclinica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário