Sejam Bem Vindos !

Entre e confira nossas novidades !

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Placas Miorrelaxantes


Se você sente estalos ao abrir a boca, zunido no ouvido, range os dentes ao dormir, cansaço ao mastigar, dores de cabeça frequentes, você pode estar com Disfunção Temporo Mandibular.
O que é isso?
A região têmporo mandibular fica localizada na parte superior e anterior do conduto auditivo.É uma região rica em vascularização, inervação, músculos e ligamentos que envolvem a articulação, chamada de Articulação Temporo Mandibular(ATM).
A ATM é a articulação mais complexa do corpo humano, pois ela é responsável por fazer com que os movimentos bucais sejam realizados sem danos as estruturas ósseas que a cercam, como o ouvido e a base do crânio, por exemplo.
Na verdade são duas as ATMs , uma do lado direito e outra do lado esquerdo e as duas devem funcionar em conjunto e em harmonia nos movimentos de abertura e fechamento, lateralidades direita e esquerda e movimentos para frente e atrás realizados pela boca.
São vários os fatores que estão relacionados com a disfunção, mas os mais comuns são o stress e o desalinhamento dos dentes.
Todos os sintomas podem aparecer associados ou isoladamente.
Se você estiver com alguns dos sintomas narrados acima, procure um cirurgião-dentista especializado em Disfunção Temporo Mandibular.
O procedimento padrão em uma consulta é o exame clínico, onde o dentista examina dentes e outras estruturas bucais, musculatura da cabeça e do pescoço e histórico de vida do cliente. Posteriormente, ele solicita um exame radiográfico para análise das estruras ósseas diretamente envolvidas na região.

Após ser diagnosticado a disfunção temporo mandibular, elabora-se um plano de tratamento para o cliente.

O tratamento consiste em confeccionar uma placa, chamada de Placa Miorrelaxante. Essa placa é personalizada e tem por objetivo proporcionar um relaxamento muscular, restabelecimento do estado fisiológico de todas as estruturas que participam das ATMs ( ligamentos, disco articular, vasos arteriais, ...) e proporcionar que os dentes toquem a placa de maneira equilibrada, ou seja, livre de qualquer interferência que possa impedir ou dificultar os movimentos da boca.

Pode haver a necessidade da contribuição de outros especialistas trabalhando em conjunto com o dentista. São eles: Fisioterapeuta, Otorrinolaringologista, entre outros.

A Disfunção Temporo Mandibular tem tratamento e em muitos casos os sintomas desaparecem em sua totalidade.

Mello Odonto Center
Dra Natalie C Mello Xavier
CRO 2624-2
Especialista em Reabilitação Oral e Disfunção Temporo Mandibular

2 comentários:

  1. Natalie. Considero você uma das melhores profissionais da odontologia. Tenho confiança no seu trabalho. Sinto segurança. Você é especial. Tem mãos guiadas por Deus quando segura os instrumentos cirúrgicos. Abraços e obrigado. Com carinho do seu padrinho que te viu nascer, Paulo Noel.

    ResponderExcluir
  2. Querido dindinho
    Você é suspeito de falar!!!!
    Você me ama!!!
    Espero sempre corresponder as expectativas de todos vocês.
    Sinto-me honrada por cuidar do sorriso de tanta gente!
    Contem comigo sempre!Natalie

    ResponderExcluir